Até quando posso esperar?


.... até quando chegar a hora!

A duração regular da gravidez varia de 37 a 42 semanas, contudo a grande maioria dos bebês nasce entre 39 e 41 semanas. Muitas mulheres se assustam quando a gestação passa das 40 semanas, vem a ansiedade, a impaciência e algumas até desistem do parto normal. Mas fica calma, mamãe, se você e seu bebê estão bem, isto é, se sua gestação é de baixo risco, não há problema em esperar mais do que 40 semanas. Respira fundo e segura a ansiedade!

Muitos profissionais determinam uma idade gestacional final (geralmente, 39 ou 40 semanas) para que a mulher entre em trabalho de parto; caso ela não entre nesse período, ele decide induzir o parto ou fazer cesariana. Mas quando a gestação é de baixo risco não há nenhum motivo (relacionado à gravidez) para que o final da gestação seja acelerado! E a maioria das gestações são de baixo risco.

O gráfico abaixo apresenta a curva de Gauss, divulgada pela Associação Americana de Ginecologia e Obstetrícia (ACOG), e demonstra a distribuição dos partos em cada idade gestacional:





Analisando o gráfico...

A curva mostra que é NORMAL, ou seja, faz parte da natureza humana não nascer com idade gestacional marcada. Afinal, o parto é um evento fisiológico, que não se enquadra nos horários do nossos compromisso, ele tem seu momento próprio e único.

É natural que alguns bebês nasçam antes e outros depois de 40 semanas:
  • 97,5% dos bebês nascem (muito bem, obrigada!) até 42 semanas;
  • A maioria dos partos acontece entre 39 e 41 semanas – que engano pensar que a gestação não pode durar mais que 39 semanas!
  • Aproximadamente 30% dos bebês nascem durante a 40ª semana – uma porcentagem muito significativa;
  • 15% dos partos ocorrem espontaneamente entre 41 e 42 semanas 
  • 2,5% dos partos aconteceriam depois de 42 semanas – mas o mito de que “passou da hora” é tão forte em nosso pensamento que poucos casais e profissionais topam essa espera.

A escolha pela parto normal, envolve paciência e MUITA! Pois entrar em trabalho de parto é algo imprevisível, não decidimos a hora e momento, apenas esperamos ativamente o início desse processo, que de forma espontânea, se inicia e traz muita saúde para mãe e bebê.

Chegar às 40 semanas pode ser apenas o meio do caminho. O nascimento ainda pode ocorrer em até duas semanas depois, com toda segurança e normalidade do mundo.

Estabelecer limites ao “tentar o parto normal” é dar as mãos para os mitos e não para a confiança, é ceder à ansiedade e deixar de lado a paciência (e a ciência). Estamos no território da imprevisibilidade ao se falar de gestação e parto, e isso é um grande desafio, pois temos a forte tendência a não gostar de imprevistos e viver dentro de rotinas. - Dr. Olívia Oléa, médica obstetra.

Sendo assim, a espera pelo trabalho de parto espontâneo é completamente possível até… Quando chegar a hora!

Como controlar a ansiedade?

  • Fuja das histórias trágicas e da comparação
Evite entrar em assuntos que deixem preocupada, desligue a televisão na hora das tragédias do jornal, delete o vídeo que a fulana mandou no whats. Converse sobre coisas agradáveis, que te tragam tranquilidade e aconchego!
  • Busque práticas relaxantes
Yoga, respiração, meditação, um bom escaldas pés ou simples banho quente bebem longo podem ajudar muito!
  • Movimente-se!
Faça caminhadas, alongamento, movimente seus ombros, seu quadril, vá nadar, passear pelo parque. Movimentar-se além de relaxar pela liberação de hormônios, ajuda a entrar em trabalho de parto de forma natural e saudável!
  • Escreva uma carta para o seu bebê
Essa é uma das recomendações que eu mais gosto! Aproveite essas últimas semanas para conversar com o seu bebê. Deixe a emoçõe vir a tona, escreva como você está se sentindo, como ele foi planejado (ou não) e como é desejado por você. Aos poucos, você vai se conectando com seu filho e ainda deixará uma carta de lembrança eterna que ele poderá ler anos mais tarde.
  • Namore bastante!
Eu sei que você está se sentindo pesada, cansada e sua barriga não te deixa dormir. Mas receber carinho, pode te ajudar a relaxar! Abraços, beijos, e sexo com amor libera ocitocina e relaxam corpo e a mente. Além disso, o esperma masculino contém prostaglandina que ajudam o colo do útero a ficar mais molinho.
  • Tome calmantes naturais
Suco de maracujá, chá de camomila, chá de cidreira, chá de valeriana... pode parecer bobagem, mas ajudam — e muito — a relaxar! Além disso, você pode fazer do momento do chá um ritual, com uma música tranquila, e muito aconchego na fumaça do chazinho.
  • Procure o acompanhamento de uma doula
A companhia de uma doula pode te ajudar a ficar mais tranquila para a chegada do parto. Durante meus atendimentos, eu busco escutar e acolher as angústias e ansiedade da gestante. Compartilho com ela informações que podem ajudar a tranquiliza-la sobre o parto, além de todo preparo físico e psicológico que fazemos durante toda a gestação.
No finalzinho da gestação, costumo fazer massagens relaxantes na mulher, escalda pés, tomar um chazinho e conversar. 
  • Use sua criatividade
Tudo bem se você não gostou de nenhuma dessas opções. Você pode usar a sua criatividade para fazer atividades que te agradem e te ajudem a relaxar, pensar sobre outras coisas além do parto, sorrir e se divertir!

Muita calma e paciência que logo seu bebê estará em seus braços!

Beijo grande da Ju!

Sites consultados: 
* Olívia Oléa- Obstetrícia e Ginecologia

Comentários

Postagens mais visitadas