Rede de apoio: mãe também precisa de colo
Foto incrível da Helena Cooper |
A maternidade é intensa e bastante exigente com as mulheres, mãe e bebê estão se conhecendo e há uma demanda muito grande por conta da amamentação. Lá atrás, num passado não muito distante, tínhamos enraizado a ideia de comunidade. O filho de uma era criado por todas, e a mulher depois do parto recebia cuidados especiais das pessoas do entorno. Hoje vivemos cada um na sua portinha e talvez seu vizinho nem saiba que no apartamento do lado tem novo integrante, pequeno e frágil.
Por isso precisamos falar sobre a rede apoio! A rede apoio são pessoas que acolhem e auxiliam essa nova família, principalmente contribuindo de forma ativa com a mãe nas tarefas do dia a dia, como fazer comida, lavar a louça, organizar a casa, auxiliar no cuidado do bebê para a mãe poder se alimentar, tomar banho e descansar, ou simplesmente escutar e acolher o que aquela mulher precisa dizer.
Os integrantes dessa rede deixam a mulher segura, não julgam suas decisões e contribuem para que a sua experiência de maternidade seja mais leve! Pode ser formada pela família- principalmente pelo companheiro se ele estiver presente!-, amigas próximas, vizinhos... e também pode ser virtual, como em grupos de ajuda para mães em redes sociais.
A troca de experiência entre mulheres é fundamental nesta rede. Através da vivência de outra mulher, podemos nos sentir acolhida, pois partilhamos das mesmas dúvidas e passamos por desafios semelhantes. De mãos dadas, nos fortalecemos e tornamos a maternidade algo compartilhado e menos solitário.
Para as mães que estão lendo esse post eu aconselho: não tenham vergonha de pedir ajuda, de compartilhar seus sentimentos, suas dúvidas, alegrias e frustrações! Confie nas pessoas que te amam, você não está sozinha!
E para quem conhece alguma mulher que está passando por esse processo, bem...Seja proativo, esteja aberto e mostre que você se está ao lado dessa mulher para o que ela precisar. Não se sinta rejeitado se ela não quiser sua companhia no momento, talvez ela precise de um tempo sozinha, mas saiba que para ela é muito importante poder contar com você!
Ah, um último ponto... é importante lembrarmos que cuidar da mãe é também cuidar do bebê. Mas como assim? Um mulher saudável fisicamente e emocionalmente consegue se dedicar mais, dar atenção, carinho e afeto para bebê. É aquela velha história: só dá amor, quem recebe amor <3
Beijo grande,
Julia Guadagnucci
@mamami.doula
Comentários
Postar um comentário